FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DA UFAL SOB UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Karine Maria dos Santos Almeida Silva, Rosycléa Dantas

Resumo


Resumo: A educação de pessoas com deficiência em escolas regulares tem impactado no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, no trabalho e na formação docente. Neste contexto, e situados no campo da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2015), objetivamos investigar como as discussões sobre inclusão de pessoas com deficiência, no âmbito da disciplina Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas, contribuíram para o desenvolvimento profissional de professores/as em formação inicial de línguas da Universidade Federal de Alagoas. Procuramos suporte teórico-analítico nos estudos sobre formação de professores de línguas na perspectiva inclusiva (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019), nas pesquisas e nos documentos oficiais sobre educação e inclusão (BRASIL, 2008; SKLIAR, 2006). Os dados foram gerados por meio de entrevistas com três graduandos dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Português. A partir da análise qualitativa dos dados das entrevistas, concluímos que os colaboradores construíram saberes sobre a educação de pessoas com deficiência e, também, sentiram-se mais confiantes e abertos a experiências formativas futuras com esses alunos.


Palavras-chave


Formação docente. Inclusão. Professores de línguas

Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÓN, N. G. B. A formação inicial de professores de língua espanhola da Universidade Estadual da Paraíba: uma perspectiva inclusiva? In.: MAIA, A. A. M.; MEDRADO, B. P. (Orgs.). Síndrome de Down: vozes e dimensões da inclusão escolar. Campinas: Pontes Editores, 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2022.

_____. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2022.

_____. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2022.

_____. Resolução nº 1, de 2 de julho de 2019. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2022.

_____. Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Fornece orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília, DF, 24 fev. 2021. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2022.

YYYY, X. Título. 2019. 1-196. Linguística aplicada- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa- Paraíba, 2019.

_____. Título. 2014. 313f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

YYYY, X. COSTA, D. S. Título. In: Silva, F. V. et al. (Orgs.). Teorias linguísticas em contextos de ensino: diversas abordagens, múltiplos objetos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018.

DIONÍSIO, A. P. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, v. 2, 2001. p. 69-100.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. In.: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, 1995, p, 20-29.

MANTOAN, M. T. E. Hospedar o aluno: dar acesso, permanência e participação. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 Out 2021.

MEDRADO. B. P.; CELANI, M. A. A. Situando questões de inclusão em uma cartografia da formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil. In: MEDRADO, B. P.; CELANI, M. A. A. (Orgs.). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. São Paulo: Pontes, 2017.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2015.

NETO, J. M. F. Inclusão educacional na formação docente: o relato de um graduando. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

PATRON, L. O futuro anti-capacitista: curar preconceitos e celebrar diversidades. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 Out 2021.

SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-34.

_____. Incluir as diferenças? Sobre um problema mal formulado e uma realidade insuportável. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v.1 n.1, 2015. p.13-28.

UFAL. Orientações para docentes de estudantes com deficiência: núcleo de acessibilidade da UFAL. Maceió: NAC, 2020.

VENDRAMIN, C. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. In.: Simpósio Internacional: repensando mitos contemporâneos. 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 set 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram