SOCIEDADE DIGITAL E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Walter Vieira Barros, Marco Antônio Margarido Costa

Resumo


Este artigo objetiva discutir acerca da formação de professores de línguas na sociedade digital. Em muitas das transformações pelas quais tem passado o mundo contemporâneo, as novas tecnologias digitais têm desempenhado papel importante, caracterizando uma nova mentalidade, que implica novos modos de construção de conhecimento, de interação e de percepção do mundo. A partir de um levantamento teórico, concordamos com uma perspectiva que defende a necessidade de desenvolvimento de identidades profissionais abertas à instabilidade, por entendermos que isso possibilita o deslocamento de uma noção redutora de pedagogia como conjunto de métodos e de prescrições para uma que ressalte a natureza política da educação. Com isso, salientamos a importância de uma formação docente que prepare o professor para estar aberto ao novo e ao desenvolvimento de práticas sensíveis aos contextos de atuação. Entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas por esses profissionais possam contribuir para a formação de cidadãos críticos e para a redução do descompasso entre escola e sociedade.


Palavras-chave


Tecnologias digitais; Nova mentalidade; Tecnologia e educação; Formação de professores.

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