ORIENTAÇÕES DE GRAMÁTICA DESCRITIVA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Evanielle Freire Lima, Herbertt Neves
Resumo
Grande parte dos materiais didáticos fornecidos para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica desenvolvem atividades segundo as orientações da gramática normativa. Essas orientações, embora necessárias, nem sempre contribuem efetivamente para a promoção de práticas voltadas à reflexão acerca do funcionamento da língua em situações reais de comunicação. A ausência de atividades contextualizadas implica em uma visão reducionista que compreende o ensino de língua como equivalente ao ensino normativo-prescritivo. Neste artigo, analisamos o trabalho com a gramática descritiva nas orientações destinadas às atividades sobre os conhecimentos linguísticos do caderno Pontos de Vista, destinado ao trabalho com o gênero artigo de opinião, na Olimpíada de Língua Portuguesa. Esta pesquisa caracteriza-se como de método indutivo, abordagens descritiva, qualitativa e aplicada e natureza documental. Os resultados da pesquisa mostram que o trabalho de gramática descritiva proposto pelo material analisado contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, revelando uma visão de língua voltada para os usos.
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