OPORTUNIDADES DE LETRAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE PRODUÇÃO DE FANFICTIONS E MINERAÇÃO TEXTUAL

Patrícia da Silva Campelo Costa Barcello, Eliseo Berni Reategui

Resumo


Este trabalho tem como propósito examinar de que maneira o letramento em língua estrangeira pode ser apoiado pelo uso de uma ferramenta digital mediadora dos processos de leitura e produção textual. Através da utilização de uma ferramenta de mineração de texto, a partir da qual há a extração de termos mais recorrentes em um texto, os participantes deste estudo criaram narrativas fanfiction (história publicada na internet, produzida por fãs de símbolos culturais da mídia), em meio digital. A partir da análise dos dados, observou-se que a utilização do recurso digital auxiliou a produção textual e novas práticas de letramento, visto que os autores apoiaram-se no recurso de mineração para criar suas narrativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v13i2.259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram