A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL E A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR LEITOR

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Angela Maria Ferreira Sousa, Maria Elizabete dos Santos

Resumo


Este artigo teve como objetivo retratar parte da vivência de uma formação do professor leitor. Assim, consistiu em realizar rodas de leitura com a finalidade de expor e debater coletivamente o processo comunicativo veiculado nos textos literários sobre a temática étnico-racial, abordados nas atividades planejadas para o trabalho durante os encontros no âmbito virtual. A metodologia empregada foi do tipo pesquisa de intervenção. Contou com dezessete participantes naturais de estados brasileiros, uma coordenadora e cinco tutoras de leitura. Os encontros aconteceram na plataforma do Google Meet, com frequência quinzenal, no período de março a novembro de 2021.Sobre os resultados e as discussões, em linhas gerais, observaram-se engajamento dos participantes nas atividades propostas, trocas de saberes oportunizadas nas rodas de conversa, nos encontros pelo Google Meet, sobre as leituras prévias das obras. Também constataram-se satisfação e prazer demonstrados pelos participantes por integrarem a referida formação. Contudo, observou-se que a caminhada com situações de leitura de textos literários na formação do professor inicial e continuada ainda se faz longa.


Palavras-chave


Professor leitor; Leitura literária; Temática; étnico-racial; Formação inicial e continuada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v22i2.2565

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