LEIA COMO UMA FEMINISTA: LENDO MULHERES NEGRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Rio de Janeiro: Duas Cidades: Ouro sobre azul, 2004.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê. Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
_____. A formação do professor de literatura – uma reflexão interessada. In: PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brocchetto (orgs.). Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa. Campinas, SP: Mercado de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.
_____. A literatura de autoria feminina no modernismo dos anos 30. In: ZOLIN, Lucia Osana; GOMES, Calos Magno (orgs.). Deslocamentos da escritora brasileira. Maringá: Eduem, 2011
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre: Zouk, 2020.
FUNCK, Susana Bornéo. Crítica literária feminista: uma trajetória. Florianópolis: Insular, 2016.
GONÇALVES, Bianca. “Linhagem”. In: ARRAES, Jarid (org.). Poetas negras brasileiras: uma antologia. São Paulo: Cultura, 2021.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
JOUVE, Vicent. Por que ensinar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie :Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MACHADO, Gilka. Poesia completa. Org. Jamyle Rkain. São Paulo: V. de Moura Mendonça Livros, 2017.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para quê. A função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SCHIMDT, Rita Terezinha. Na literatura, mulheres que reescrevem a nação. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.
SOUZA, Heleine Fernandes. A poesia negra feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento. Rio de Janeiro: Malê, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v22i2.2563
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<