COMO ESTUDANTES DE LETRAS LEEM E ESCREVEM NO 1º PERÌODO? UMA ANÁLISE COM ROTEIROS DE LEITURA

Larissa Rodrigues Lopes, Fabiana Esteves Neves

Resumo


No contexto universitário, com a alta demanda de leitura de textos teóricos, os estudantes acabam tendo pouca compreensão dos textos e sensação de improdutividade. Este artigo apresenta a proposta de utilização de roteiros de leitura-escrita como um recurso didático, no primeiro período de Letras, a fim de orientar os estudantes na leitura acadêmica. Nosso roteiro é composto de etapas de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura, a fim de que o estudante possa ler o texto e responder as perguntas de forma concomitante. As respostas são analisadas com base nos pressupostos teóricos em metacognição (NEVES, 2015; BOTELHO, 2010), nas ações com a escrita (NEVES, 2015; 2017; 2019) e nos níveis de leitura (APPLEGATE e cols., 2002; VARGAS, 2012a, 2012b, 2017, NEVES, 2015). O roteiro objetiva promover a aprendizagem e a  identificação das ações com a escrita por meio de orientações para a leitura, além de promover o alcance dos diferentes níveis de leitura. Nas análises das respostas, foi constatado um bom aproveitamento do roteiro para o processo de aprendizagem. Foram percebidos problemas quanto ao plágio, pelo uso inadequado de recursos linguísticos de reportação, além da dificuldade no gerenciamento metacognitivo, e da necessidade de ensinar a ação de analisar.


Palavras-chave


Letramentos acadêmicos. Metacognição. Leitura. Escrita. Roteiros de leitura-escrita

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v22i2.2514

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