LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DECOLONIAIS
Resumo
O artigo apresenta reflexões teóricas-analíticas sobre a noção de letramento teatral crítico e discute dados de uma pesquisa cujo objeto de análise são práticas outras de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, especialmente o inglês. A pesquisa é um estudo qualitativo, configurado como pesquisa-ação, realizada com discentes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizada no município de Campo Grande. Os resultados demonstram que, a partir de uma proposta de ensino pautada no letramento teatral crítico, os alunos e as alunas apresentam-se mais motivados para a aprendizagem da língua, tendo em vista que não são apenas habilidades ou competências linguísticas que são desenvolvidas a partir dessa proposta, mas também corporeidades, sentidos outros sobre a língua que está sendo apreendida, o que corrobora a uma prática de aprendizagem social em que o/a aprendiz sai de sua zona de conforto para uma orientação mais autoral do seu conhecimento.
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