PRÁTICAS DE LETRAMENTO RACIAL-CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DIALÓGICA
Resumo
Neste artigo, apresentamos os dados de uma pesquisa realizada no contexto da Educação Profissional, principalmente, em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na disciplina de Língua Portuguesa III. Temos como objetivo refletir sobre a ampliação do Letramento Racial-Crítico mediado pela literatura em sala de aula. Para isso, partimos de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem (BRONCKART, 2012) em articulação com a perspectiva freireana de pedagogia dialógica (2001, 1996) e do letramento racial-crítico (FERREIRA, 2001) para a análise dos dados e da intervenção didática. Os dados foram gerados a partir de um questionário sobre as práticas de leitura dos estudantes e dos diários de leitura resultados das leituras de obras da literatura africana, afrodescendentes e afro-brasileira. Os resultados apontam para os desafios na consolidação do letramento racial-crítico, assim como as potencialidades de um trabalho dialógico com vistas a ampliação desse letramento no contexto escolar.
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