“PEDAGOGIA DO VÍRUS”, GÊNERO E TRABALHO: EXPERIÊNCIAS VISIBILIZADAS DE PROFESSORAS DE ESPANHOL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO SUL GLOBAL

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista

Resumo


Resumo: Este trabalho constitui um recorte de um estudo realizado entre os meses de junho a julho de 2020, em que professores e professoras de línguas de várias instituições públicas e privadas do País, voluntariamente, responderam a um formulário elaborado com o intuito de compreender como o distanciamento social gerado, devido à pandemia da covid-19, vinha afetando suas práticas docentes, suas subjetividades e relações interpessoais e pessoais. Assim, neste texto particularizamos as experiências (BONDÍA LARROSA, 2002; 2011; Micolli, 2010, 2012) de professoras de espanhol, considerando a relevância de demarcar um universo de profissionais mulheres, dadas as suas idiossincrasias e singularidades, muitas vezes, invisibilizadas devido a um padrão de educação que se impõe como globalmente aceito e aceitável, desconsiderando o localismo das práticas, dos saberes e dos sujeitos, de forma a reforçar situações de colonialidade (GROSFOGUEL, 2006; GÓMEZ-QUINTERO, 2010; QUIJANO, 2010) no Sul Global (BALLESTRIN, 2020; DIRLIK, 2007; GROVOGUI, 2011; SANTOS, 2020).

Palavras-chaves: Experiências. Professoras de espanhol. Sul Global. Pandemia. Colonialidades.

 


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Referências


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