A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA

Ana Maria da Silva Nário, Danielly Vieira Inô

Resumo


Neste trabalho, analisamos a experiência da realização de um projeto desenvolvido por uma professora de língua portuguesa para alunos do ensino fundamental – anos finais – que possuíam dificuldades na aprendizagem da leitura. Para tanto, baseamo-nos nas seguintes questões: qual é a perspectiva de leitura defendida por essa docente? Como ela se tornou leitora? Quais as motivações para o desenvolvimento de um projeto de leitura? Que contribuições ela percebeu como resultado dessa ação? Buscando responder a essas indagações, o nosso objetivo é: descrever a visão de leitura e a história de leitora da professora que desenvolveu o projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita, bem como identificar os fatores que motivaram a realização do referido projeto e refletir sobre suas contribuições. A análise deste artigo é constituída de trechos de uma entrevista semiestruturada realizada com a professora.

Palavras-chave: leitura. Professora de língua portuguesa. Projeto.


Palavras-chave


Leitura. Professora de lingua portuguesa. Projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.

CAFIERO, D. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. R. Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino) p. 85-106.

COSTA VAL, M. da G. O que é ser alfabetizado e letrado?. In: CARVALHO, M. A. F. de.; MENDONÇA, R. H. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 18-23.

ESPÍNDULA, D. V. I. Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande-PB: histórias, leitores e leituras. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

FERRAREZI Jr., C.; CARVALHO, R. S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

GIARDINELLI, M. Voltar a ler: propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Editora Nacional, 2010.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

OLIVEIRA, T. de; ANTUNES, R. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 63-79.

SÁ, M. da P. M. de. et al. (orgs.) A linguagem falada culta na cidade do Recife: v. 1 - diálogos entre informantes e documentador. Recife: Ed. UFPE, 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Autêntica: 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram