Conversando sobre o ensino do léxico: uma entrevista com Maria Auxiliadora Bezerra

Herbertt Neves, Evanielle Freire Lima, Maria Aline Rodrigues Bezerra

Resumo


Maria Auxiliadora Bezerra tem doutorado (1981) em Estudos Românicos pela Université de Toulouse - le Mirail (França), no qual desenvolveu pesquisa sobre o vocabulário ligado à cultura do algodão em Campina Grande. Em seu mestrado (1979), pela mesma universidade, realizou pesquisa sobre o vocabulário de línguas rurais. É professora de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande, onde já orientou diversas pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação no campo da Linguística Aplicada, incluindo vários trabalhos na área da Lexicologia Pedagógica. Faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA), da revista Entrepalavras (UFC), das revistas Leia Escola e Letras Raras (UFCG), entre outras. É membro da Coordenação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem.

A professora Auxiliadora tem uma extensa publicação na área de ensino de língua portuguesa, com alguns destaques para suas reflexões sobre análise linguística e ensino do vocabulário. De seus livros publicados, destacamos Análise linguística: afinal, a que se refere? (2013; 2020), em coautoria com Maria Augusta Reinaldo, e Estudar vocabulário: como e para quê? (2004), em que foi organizadora. Nessas duas obras, discute-se como, no ensino de português, pode-se realizar o trabalho com o sistema linguístico do idioma. O foco desta entrevista, então, situa-se nesse contexto de trabalho com elemento do sistema linguístico do português, dando ênfase ao léxico, materializado nos textos em seu vocabulário.


Palavras-chave


léxico; vocabulário; ensino de português; análise linguística

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram