Conversando sobre o ensino do léxico: uma entrevista com Maria Auxiliadora Bezerra
Resumo
Maria Auxiliadora Bezerra tem doutorado (1981) em Estudos Românicos pela Université de Toulouse - le Mirail (França), no qual desenvolveu pesquisa sobre o vocabulário ligado à cultura do algodão em Campina Grande. Em seu mestrado (1979), pela mesma universidade, realizou pesquisa sobre o vocabulário de línguas rurais. É professora de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande, onde já orientou diversas pesquisas na Graduação e na Pós-Graduação no campo da Linguística Aplicada, incluindo vários trabalhos na área da Lexicologia Pedagógica. Faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA), da revista Entrepalavras (UFC), das revistas Leia Escola e Letras Raras (UFCG), entre outras. É membro da Coordenação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem.
A professora Auxiliadora tem uma extensa publicação na área de ensino de língua portuguesa, com alguns destaques para suas reflexões sobre análise linguística e ensino do vocabulário. De seus livros publicados, destacamos Análise linguística: afinal, a que se refere? (2013; 2020), em coautoria com Maria Augusta Reinaldo, e Estudar vocabulário: como e para quê? (2004), em que foi organizadora. Nessas duas obras, discute-se como, no ensino de português, pode-se realizar o trabalho com o sistema linguístico do idioma. O foco desta entrevista, então, situa-se nesse contexto de trabalho com elemento do sistema linguístico do português, dando ênfase ao léxico, materializado nos textos em seu vocabulário.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2312
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