POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR: ANÁLISE DO EIXO DE LITERATURA DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA (MAIS PAIC)

Elis Larisse Santos Gonçalves

Resumo


O foco investigativo deste artigo é analisar a estrutura teórico-metodológica do eixo de Literatura e Formação do Leitor utilizada nos anos finais do Ensino Fundamental no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), pois nos interessa refletir acerca da relevância concedida à leitura literária nessa política pública educacional do Ceará. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, estabelecendo o diálogo entre os pressupostos do Programa e as concepções acerca da literatura apresentadas por Compagnon (2009), bem como acerca das concepções teóricas desenvolvidas por Koch (2015). As análises indicam que o Programa aposta na literatura como uma arte de poder humanizador e necessária para a formação ampla dos educandos, bem como aponta para a necessidade de um reposicionamento da literatura no âmbito escolar, que passa a ser abordada, a partir do Mais Paic, como fonte de fruição e apreciação estética, e não como uma obrigação escolar.


Palavras-chave


Literatura. Formação do leitor. Mais Paic.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2311

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