LEITURA E ENSINO DE LITERATURA: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Raimundo Mélo Segundo Neto, Marcelo Medeiros da Silva

Resumo


Este trabalho reflete sobre o ensino de literatura e a formação de leitores no ensino médio com base na proposta de letramento literário (COSSON, 2018) e nos pressupostos da Estética da Recepção e do Efeito (ISER, 1996; JAUSS, 1994). A experiência da qual decorrem as nossas reflexões foi realizada em uma escola estadual da  Paraíba e envolveu o trabalho sistemático com a leitura de dez textos literários que tematizam a diversidade amorosa. Neste artigo, atemo-nos apenas ao conjunto de procedimentos aplicados à leitura do conto “...Crime perfeito não deixa suspeito” (2006), de Antonio de Pádua Dias da Silva, momento em que houve o aprofundamento da reflexão sobre  as configurações das relações sexuais e afetivas não apenas como objeto de representação literária, mas também como práticas subjetivas exercidas no contexto sociocultural em que os estudantes estão inseridos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v22i2.2308

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