LEITURA LITERÁRIA ASSOCIADA AO ENSINO TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DE SERTÃO/RS: QUEBRANDO PARADIGMAS CURRICULARES

Maire Josiane Fontana

Resumo


Esta pesquisa consiste em uma análise da dimensão da realização de práticas leitoras literárias com obras contemporâneas, atreladas a leituras curriculares, na formação de alunos de uma turma de segundo ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sertão/RS, visto que o currículo escolar dos estudantes envolvidos prioriza leituras técnicas em detrimento de outras, como as literárias. Trata-se de uma pesquisa-ação envolvendo ações de leitura, visando uma formação leitora em múltiplas linguagens. As práticas desenvolvidas foram realizadas no período de um ano e pensadas com base em temáticas e obras que nortearam sua organização, promovendo leituras literárias e, ainda, produções escritas. Este estudo tem como base teórica os pressupostos de Michèle Petit sobre a importância da leitura e o papel do mediador na formação de leitores e de Judith Langer e Regina Zilberman sobre a literatura na escola e a experiência literária.


Palavras-chave


Escola. Formação do leitor. Leitura literária.

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Referências


LANGER, Judith A.. Pensamento e experiência literários: compreendendo o ensino de literatura. Tradução: Luciana Lhullier da Rosa, Maria Lúcia Bandeira Vargas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2302

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