O SAEB E SEU IMPACTO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM UM CONTEXTO ESCOLAR: TREINAMENTO OU LETRAMENTO?
Resumo
O presente estudo, desenvolvido em uma escola Municipal, focaliza a elaboração e aplicação de atividades direcionadas ao desenvolvimento das práticas de leitura exigidas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Tais exercícios, aplicados ao nono ano, baseavam-se na Matriz Curricular da Prova Brasil, um sistema de avaliação nacional, vigente até 2019. Tendo como perspectivas teóricas os conceitos de letramento autônomo e letramento ideológico, por meio de um estudo de caso, observamos 14 simulados elaborados por docentes e coordenadores. Enfatizamos na análise elementos do processo de selação dos textos (datas de publicação dos textos não literários, tipologias e gêneros textuais). O estudo possibilitou a verificação de que a proposta da secretaria, pautada na referida matriz, tornou-se direcionadora da organização curricular da escola. Da mesma forma, as intervenções propostas, apesar de refletirem de maneira positiva nos resultados do SAEB, não garantiam o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes envolvidos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar, Ensino Fundamental, matrizes de referências, tópicos e descritores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. Disponível em:http://provabrasil.ineo.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=81&Itemadid=98. Acesso em: 04.01.2021
____. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2013.
CARVALHO, R. S. Avaliação diagnóstica de habilidades de leitura: nova concepção, nova forma de agir. In: SILVA. S. R & FILHO.S. C. A .Org(s). Sobre avaliação e ensino de línguas: (re) discutindo conceitos e (re) elaborando ações. Campinas- SP: Pontes Editores, 2016. p. 15-38.
GERALDI. J. W. A produção dos diferentes letramentos. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 25-34, Ago/Dez 2014.
KLEIMAN, A. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 72-91, Ago/Dez 2014.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010. p. 19-36.
MICARELLO, H.A.L.S; MAGALHÃES.T. G. Letramento, linguagem e escola. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2):150-163, Ago./Dez.2014.
Portal QEdu- Fundação Lemann. Disponível em:< http://www.qedu.org.br/>. Acesso em 04.01.2021.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SOARES. Concepções de linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. In: BASTOS. Neusa Barbosa. (org). Língua Portuguesa e ensino: História, Perspectivas, Ensino. São Paulo: EDUC, 1998. P. 53-60. (7 páginas).
STREET, B. V. Social Literacies. Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. Harow: Pearson, 1995
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2298
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<