O SAEB E SEU IMPACTO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM UM CONTEXTO ESCOLAR: TREINAMENTO OU LETRAMENTO?

Rozana Aparecida Lopes Messias, Jaqueline Carvalho Silva

Resumo


O presente estudo, desenvolvido em uma escola Municipal, focaliza a elaboração e aplicação de atividades direcionadas ao desenvolvimento das práticas de leitura exigidas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Tais exercícios, aplicados ao nono ano, baseavam-se na Matriz Curricular da Prova Brasil, um sistema de avaliação nacional, vigente até 2019. Tendo como perspectivas teóricas os conceitos de letramento autônomo e letramento ideológico, por meio de um estudo de caso, observamos 14 simulados elaborados por docentes e coordenadores. Enfatizamos na análise elementos do processo de selação dos textos (datas de publicação dos textos não literários, tipologias e gêneros textuais). O estudo possibilitou a verificação de que a proposta da secretaria, pautada na referida matriz, tornou-se direcionadora da organização curricular da escola. Da mesma forma, as intervenções propostas, apesar de refletirem de maneira positiva nos resultados do SAEB, não garantiam o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes envolvidos.


Palavras-chave


SAEB; leitura; letramento

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2298

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