A MORFOLOGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: uma análise de materiais didáticos

Nildicéia Aparecida Rocha, Thainá Cristina da Silva Ferreira

Resumo


Este trabalho integra um estudo mais amplo que analisa a aplicabilidade de materiais de Português Língua Estrangeira em contexto de Língua de Acolhimento. Aqui, analisamos isoladamente o ensino da morfologia em três materiais de português para estrangeiros. Considerando a não-valorização da Morfologia no ensino de língua-materna no Brasil, investigamos se ela é pensada ao ensinar português para estrangeiros, visto que muitas línguas apresentam processos morfológicos diferentes ou se expressam por outros recursos linguísticos. O objetivo é analisar como são apresentados os temas de flexão verbal – no Presente e Pretérito Perfeito do Indicativo – e flexão nominal – de gênero e número em vocabulários de família, profissões e nacionalidades – visando verificar se há sistematizações e explicações que considerem os processos morfológicos e morfofonológicos.

Palavras-chave


Português para estrangeiros. Flexão verbal. Flexão nominal. Livro didático.

Texto completo:

PDF

Referências


ANÇÃ, Maria Helena. Português: língua de acolhimento: entre contornos e aproximações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA E SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ÁFRICA E TIMOR. Lisboa. Anais... Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2003. p. 1-6.

CÂMARA JR. J. M. Estrutura da língua portuguesa. 36ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2004 (1ª Ed. 1970).

COSTA, D. S.. Morfo(lógica): Flexão nominal. In: ABREU, A. S.; SPERANÇA-CRISCUOLO, A. C.. Ensino de português e Linguística: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

FERNANDES, Gláucia Roberta Rocha. Muito prazer: fale o português do Brasil 1: básico. Gláucia Roberta Rocha Fernandes; Telma de Lurdes São Bento Ferreira; Vera Lúcia Ramos. – Barueri, SP: DISAL, 2014.

GROSSO, M. J. R. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n.2, p. 61-77. 2010.

LAROCA, M. N. C. Manual de morfologia do português. Campinas: Pontes; Juiz de Fora: UFJF, 1994.

MARGOTTI, F. W.; MARGOTTI, R. C. M. F. Morfologia do português. UFSC, UAB. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2009. Disponível em: https://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto_Morfologia_UFSC.pdf

NUNES DE CASTRO, G. Brasil Intercultural: língua e cultura brasileira para estrangeiros: ciclo básico níveis 1 e 2/ Giselle Nunes de Castro; Cibele Nascente Barbosa; Aline Moreira; coordenado por Edleise Mendes. 1ª edição: Cidade Autônoma de Buenos Aires: Casa do Brasil – Escola de Línguas, 2013, 150 pág.

OLIVEIRA, A. M. Processamento da linguagem num contexto migratório e de integração. In:

GROSSO, M. Educação em Português e Migrações. Lisboa: Lidel, 2010, p. 30-47.

REINOLDES, M.; MANDALÁ, P. S.; SÁ AMADO, R. Portas Abertas: Português para imigrantes. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2018. 116 p.

SILVA, M. C. P. S; KOCH, I. G. V. Linguística aplicada ao português: morfologia. 17ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2287

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram