NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA

Leila Patrícia Alves Dantas, Raimunda Gomes de Carvalho Belini

Resumo


Resumo: Associar os estudos da linguagem com a neurociência tem gerado descobertas importantes em relação ao funcionamento linguístico, no cérebro, especialmente no que diz respeito aos processos de compreensão e ensino de leitura.  Com o objetivo analisar as contribuições da neurociência para a formação de professores de Letras e refletir sobre as suas implicações no ensino da leitura, este artigo contou com o aporte teórico da Neurociência: Damásio (2004), Dehaene (2012), Salles e Corso (2016); e da Linguagem: Kleiman (2001), Kato (2007) e Solé (2014). Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, em que foram analisadas as estratégias de ensino de leitura, adotadas pelos professores colaboradores da pesquisa, comparadas às áreas e atividades cerebrais usadas durante o processo de leitura, refletindo sobre a necessidade de se pensar em cognição e aprendizagem de forma conjunta, no intuito de tornar o processo de ensino-aprendizagem da leitura mais significativo.

Palavras-chave: Neurociência. Ensino. Leitura. Professor.


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Neurociência. Ensino. Leitura. Professor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2282

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