PRÁTICAS DE RE/ESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERVENÇÕES COM BILHETES NO PROCESSO DE RE/SIGNIFICAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE BULLYING

Rita de Cássia Souto Maior, José Claudenelton Costa, Lorena Araújo de Oliveira Borges

Resumo


Este trabalho tem o objetivo refletir sobre as práticas de escrita e propostas de reescrita de textos argumentativos a partir do uso de bilhetes como forma de intervenção. Frisamos que se faz necessário pensarmos no ensino de uma linguagem situada (AUTOR 2, 2017; AUTOR 2, 2018), lugar de constituição das relações sociais (BAKHTIN, 2003), em que os/as alunos/as se tornam sujeitos atuantes na sociedade. A partir dessa abordagem, desenvolvemos uma pesquisa interpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES), que buscou analisar a escrita da produção textual de uma aluna da turma do 9° ano de uma escola municipal da região metropolitana de Maceió/AL e as orientações dadas através de bilhetes pelo professor. No texto em questão, que tinha como foco os discursos sobre bullying, observamos a construção argumentativa e discursiva e os processos da responsabilidade pelo dizer, diante da temática abordada (BAKHTIN, 1997), numa perspectiva de ética do discurso (AUTOR 2, 2019).


Palavras-chave


Ensino de língua. Discurso. Escrita. Bilhete. Bullying.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2278

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