“AS MENINAS” NAS JANELAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
RESUMO: O presente artigo volta-se para uma experiência desenvolvida nas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de diferentes leituras do poema “As meninas”, de Cecília Meireles, realizada no primeiro semestre do corrente ano (2021). Por isso, nosso objetivo principal é incentivar práticas docentes, que proporcionem às crianças o gosto pela leitura nessa modalidade de ensino. Acreditamos que a poesia infantil tem importante papel na formação do leitor, especialmente, em salas de alfabetização quando abordada na proposta da Estética da Recepção. Esta análise fundamenta-se nos estudos das práticas docentes de leituras nas aulas remotas. Para tanto, nos embasamos nos pressupostos teóricos definidos, especialmente, por Jauss (1979), Aguiar e Bordini (1988) e de Pinheiro (2018 e 2020). A pesquisa vem possibilitando reflexões sobre as práticas de leituras com poemas infantis a partir dos meios digitais, nesse momento particular da história, com as aulas remotas.
Palavras-chave: Poesia infantil. Formação leitora. Meios digitais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001
______, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
ARAÚJO, Alexsandra de Melo; TAVARES, Márcia; NASCIMENTO, Risoneide Ribeiro do. CB TeCle. Meio digital: aspectos de mediação na construção de sentidos presentes na contação de histórias em língua de sinais. In. Línguas na Formação Técnica e Tecnológica, São Paulo, V. 1, n. 1, p. 195-208. 2020. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/view/v.1%2Cn.1%20%282020%29 Acesso em: 29 de agosto, 2021.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Editora Ática, 1986.
FÉLIX, Albaneide Maria da. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 202. 148F. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2021.
JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: texto de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia: aproximações e distinções. In: Fórum: Interação, Metalinguagem, Interpretação. Galáxia, n 4, 2002. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289 Acesso em: 29 de agosto, 2021.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001.
______, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustração Odilon Moraes. 7. ed. São Paulo: Global, 2012.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
_______, Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020.
REGO. Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<