SONORIDADE, LUDISMO E INTERAÇÃO NA POESIA INFANTIL DE SÉRGIO CAPPARELLI

Juliane da Silva Messias Santos

Resumo


Neste artigo discorremos acerca da produção poética infantil de Sérgio Capparelli, destacando todas as suas obras infantis, desde a década de 1980 até o ano atual. Fizemos esse percurso bibliográfico dos livros de Capparelli atentos às características que os poemas de cada década possuíam, com a finalidade de demonstrar a pertinência da leitura voltada ao público infantil. Percebemos, durante a análise de cada período que o autor compõe seus poemas de variadas formas, ora empregando uma forma fixa de versos, ora compondo versos livres, todavia sempre trazendo inovações à sua produção, na qual a criança ganha lugar de destaque, visto que muitas preferências infantis, como brincadeiras com as palavras, adivinhações, fantasias, imagens, a presença dos animais são verificados nos livros do autor.


Palavras-chave


Poesia Infantil. Sérgio Capparelli. Leitura lúdica.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 8 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989, p. 53-68.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 8 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CAPARELLI, S. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 1983.

______. A jiboia Gabriela. 21. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.

______. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1947.

______. Tigres no quintal. 4. ed. Porto Alegre: Kuarup, 2008.

______. A conquista da liberdade segundo os pássaros. São Paulo: Paulinas, 1991.

______. O velho que trazia a noite. Porto Alegre: Kuarup, 1994.

______. A árvore que dava sorvete. Porto Alegre: Projeto, 1999.

______. Um elefante no nariz. 7 ed. Porto Alegre: L&PM, 2000.

______. Minha sombra. 5 ed. Porto Alegre: L&PM, 2001.

______. 111 poemas para crianças. 25 ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.

______. Poesia de bicicleta. Porto Alegre: L&PM, 2009.

______. A lua dentro do coco. Porto Alegre: Projeto, 2010.

______. ABC dos abraços. Porto Alegre: Global, 2017.

KLAUCK, A. P. A poesia infantil de Sérgio Capparelli: um caminho para a infância. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Letras da Pontifícia, Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

MELO, V. de. Folclore infantil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1985.

PINHEIRO, J. H. A. Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

______. De olho nos bichos. In: Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. AGUIAR, V. T.; CECCANTINI, J. L. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012.

______. Poesia na Sala de Aula. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2018.

SILVA, V. L. Em busca da surpresa e do humor. In: Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. Hélder Pinheiro (Organizador). São Paulo: Duas Cidades, 2000.

SOUZA, R. J. de; MODESTO-SILVA, K. A. de A. Poesia e estratégias de Leitura na Educação Infantil. In: Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Eliane Debus, Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Nelita Bortolotto, organizadoras. – 1. Ed. – Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram