ESPAÇOS DE LEITURA NESTE MUNDO VASTO MUNDO

Raquel Cardoso de Faria e Custódio

Resumo


O livro, ainda, experimenta condição elitizada, o que afeta a atividade de leitura em diversos espaços, especialmente o acadêmico. Compreender as experiências dos alunos com a leitura e como criar espaços concretos em que eles possam ler dentro e fora da instituição escolar transforma-se em objetivo essencial para a formação do leitor. A partir de pesquisa quantitativa e implementação de projeto de ações integradas com alunos do primeiro ano do ensino médio integrado, delinearam-se razões e meios para dinamizar ações que aproximassem os alunos dessa atividade. Assim, os questionários aplicados revelaram o quanto a leitura faz parte da formação dos alunos; no entanto, não forma leitores nem integra o seio familiar de muitos alunos. Dessa maneira, foram propostas atividades significativas que propiciassem a ressignificação da leitura, com atividades de letramento literário, de maneira a dinamizar e motivar os alunos que não liam, e ainda solidificassem a faixa minoritária de leitores.


Palavras-chave


Leitura. Espaços. Letramento

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2271

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