POLISSEMIA NAS TIRINHAS DO PERSONAGEM ARMANDINHO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A LEITURA COMO ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Gleiciane Rosa Vinote

Resumo


Os recursos expressivos da língua são instrumentos eficazes para o ensino-aprendizagem de leitura. Entretanto, muitas vezes, esse processo, ineficazmente, ocorre no viés da decodificação. Na intenção de romper com essa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar a presença da polissemia em tirinhas de Armandinho, tratando a leitura como atividade de produção de sentidos. Como referencial teórico, foi utilizada a perspectiva de Cançado (2012) em relação às diferenças entre homonímia e polissemia; Ramos (2015) sobre tirinha; Matencio (2002) acerca do ensino e aprendizagem de leitura. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada, pois apresenta alternativas para o trabalho em sala de aula.  Concluiu-se que no ensino-aprendizagem da leitura, a diferença entre polissemia/homonímia tornou-se secundária, já que é mais eficiente utilizar recursos expressivos em situações comunicativas concretas, dando ênfase ao contexto de produção, às marcas discursivas, verbais e não verbais, e aos interdiscursos; pois, assim, forma-se um leitor crítico.


Palavras-chave


Polissemia; Tirinhas de Armandinho; Leitura.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2268

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