DEGUSTANDO RECEITAS DE OLHAR, DE ROSEANA MURRAY.

Gilquele Gomes de Araújo, Maria do Socorro Pinheiro

Resumo


O presente trabalho propõe uma breve análise ao degustar poemas do livro Receitas de olhar, de Roseana Murray. Uma experiência que transforma o olhar, aguça os sentidos e permite performances no encontro poético da obra com o leitor. Tem como objetivo conhecer a trajetória da autora, do livro e de alguns poemas selecionados de acordo com as temáticas encontradas, destacando elementos da natureza e do universo, tendo como diálogo Bachelard (2001). Destarte, adotou-se como procedimentos metodológicos a leitura e a interpretação. A leitura possibilitará novos horizontes interpretativos, por meio de Aguiar (2018) na formação do leitor literário e Zumthor (1990) na “percepção plena do poético”. Por fim, seguirá uma explanação que permite perceber jogos performáticos pelo viés da dança, como pensa Pinheiro (2016), ou ainda atraia atenção para trabalhos com os textos em sala de aula, contribuindo com a formação do leitor, conforme os estudos de Kefalás (2018).

Palavras-chave


Receitas de olhar; Performance; Formação do leitor.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Vera Teixeira de. O fardo poético de Roseana Murray, In. As mulheres como agentes literárias na LIX do Século XXI. Publicação da Universidade de Santiago de Compostela, 2018. Disponível em: http://roseanamurray.com/site/index.php/2018/12/18/vera-teixeira-de-aguiar/. Acesso em 5 fev. 2021.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. 3³ ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

. A psicanálise do fogo. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. 3º ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto literário. Campinas SP: 2009.

. O jogo do texto no ensino de literatura: por uma metodologia Performativa. In: CARVALHO, Aluska Silva; et al. (org.). Literatura e outras artes: interfaces, reflexões e diálogos com o ensino. João Pessoa: Editora da UFCG, 2018.

LUIZ, Gláucia. A poética da delicadeza e do essencial: Roseana Murray, Bartolomeu Campos Queirós e José Jorge Letria. São Paulo: USP, 2007.

MARIO QUINTANA: Poesia completa: em um volume (Org. de Tania Carvalhal) Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.

MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1999.

MURRAY, Roseana. Site Oficial. Disponível em: http://roseanamurray.com/site/. Acesso em 5 fev. 2021.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2011.

PAZ, Octavio. A dupla chama. São Paulo: Sicilliano, 1994.

PINHEIRO, Hélder. Poesia e dança, In Literatura e outras linguagens. Org. Pereira, Jaquelânia Aristides; SILVA, Maria Valdênia. Coleção Crítica e ensino 8. Campina Grande: Bagagem, 2016.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

ROTHENBERG, Jerome. Etnopoesia no milênio. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram