LÉXICO E ACESSO DISCURSIVO: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
O artigo tem por objetivo investigar as relações entre léxico e acesso discursivo, como também, discutir sobre as possíveis contribuições que o estudo, em sala de aula, de manchetes de notícias publicadas e reescritas por redes sociais, pode proporcionar para despertar reflexões críticas acerca das escolhas lexicais do discurso midiático, dos grupos que ganham (ou não) visibilidade no espaço público e de como são representados. O corpus do trabalho se restringe ao domínio jornalístico, tendo como foco manchetes de notícias publicadas nas redes sociais da “Caneta desmanipuladora”. No tocante aos fundamentos da pesquisa, os trabalhos de Van Dijk (1997, 2005), Falcone (2005), Neves (2020), Seide e Hintze (2025), entre outros, serviram de aporte para embasar teórico-metodologicamente as reflexões e análises realizadas sobre a relação entre acesso e léxico e suas possíveis contribuições para o ensino de língua materna.
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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2261
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