A avaliação de Língua Estrangeira no Enem: um diálogo entre as questões de espanhol e os documentos orientadores da educação brasileira
Resumo
Este estudo se insere na área da Linguística Aplicada e objetiva analisar as questões da prova de espanhol do ENEM a fim de registrar possíveis regularidades do exame. Para isso, contextualizamos a pesquisa à luz dos processos de inclusão e exclusão do espanhol nos documentos oficiais e no currículo da educação brasileira, traçando um paralelo entre as orientações curriculares para o Ensino Médio e o ENEM, a partir de um corpus de 45 questões, aplicadas entre 2010 e 2018. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com processos metodológicos de análise documental. A partir da análise, constatamos algumas regularidades em relação a eixos temáticos, a gêneros discursivos e a habilidades requeridas com maior frequência, traçamos paralelos entre as proposições dos documentos oficiais, as competências e habilidades da Matriz de Referência e as ocorrências do exame, e problematizamos alguns pontos que merecem atenção.
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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2259
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