CONHECIMENTOS SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONCURSOS PÚBLICOS DE NÍVEL MÉDIO

Kátia Bezerra do Livramento, Edmilson Luiz Rafael

Resumo


A pesquisa, da qual se originou o recorte apresentado neste artigo, teve como foco as áreas de Segurança e de Saúde e os cargos de policial e de assistente técnico, respectivamente, tendo como objetos de análise o edital e as questões da prova escrita de Língua Portuguesa de seis concursos públicos, realizados no ano de 2018, em cinco Estados da Região Nordeste do Brasil. Neste artigo, apresentamos resultados desse recorte, tendo em vista responder à seguinte questão: que conhecimentos sobre língua são requeridos pelos concursos por meio dos editais e das provas e sob que abordagem teórica? Com apoio teórico dos estudos filosóficos sobre construção de conhecimento e conteúdo escolar, os resultados de análise demonstraram que os conhecimentos avaliados na prova de Língua Portuguesa em concursos públicos de nível médio na área de Segurança e Saúde dizem respeito aos eixos de Análise Linguística e Gramática, Linguística e Textualidade, Leitura, evidenciando uma aproximação cognitiva do ponto de vista do objeto de conhecimento requerido pela avaliação, entre a Tradição Gramatical e a Linguística Descritiva.


Palavras-chave


Conhecimento linguístico; Língua Portuguesa; Avaliação; Concursos Públicos

Texto completo:

PDF

Referências


AZEREDO, J. C. Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere?. São Paulo: Cortez, 2013.

BORGES da SILVA, S. B. A seleção do professor de português e suas relações com o ensino de escrita. Linguagem em (Dis)curso. V. 8, n. 2, 2008, p. 229-263.

CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto. 2010.

DESCARDECI, M. A. A. de S. O concurso público: um evento de letramento em exame. Dissertação (mestrado). Campinas, SP.: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 1992.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender. Os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

LINS, B. M. L. Saberes docentes em provas de concursos para professor de língua portuguesa. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Recife: Universidade Federal do Pernambuco, 2011.

MARCHUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 1° ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram