MEU MATERIAL ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A POÉTICA DE RICARDO AZEVEDO

Ana Lúcia Maria de Souza Neves, Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa

Resumo


Resumo: Neste artigo analisamos a obra Meu material escolar (2000), do renomado escritor, ilustrador e pesquisador Ricardo Azevedo, reconhecido no panorama editorial de literatura infantil e juvenil, a fim de verificar o modo de construção dos poemas, bem como ressaltar o caráter emancipador da literatura produzida por Azevedo. Apresentamos também proposta de abordagem metodológica como possibilidade de trabalho com a poesia infantil de Azevedo. Para tanto, utilizamos como referencial teórico os estudos de Bordini (1991), Lajolo e Zilberman (1987) sobre aspectos históricos e elementos característicos da poesia para o público infantil e juvenil; Pondé (1986), Pinheiro (2018) e Bordini (1991) sobre vivências e abordagens do poema no contexto escolar e Bordini e Aguiar (1988) sobre a necessidade de uma metodologia para o ensino de literatura. Concluimos que os poemas apresentam uma  forma desautomatizada de ver os objetos, permitindo experiências de leitura significativas e instigantes para as  crianças e os adultos.

Palavras-chave: Poesia infantil. Ricardo Azevedo. Experiência literária.

 

 

Palavras-chave


Poesia infantil. Ricardo Azevedo. Experiência literária

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Ricardo. Meu material escolar. Ilustração do autor. São Paulo:Quinteto, 2000.

BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura a formação do leitor: alternativas metodológicas.Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática,1991.

______________________. Pensando a poesia infantil de agora. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tania M.K. (org). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Global Editora, 2000.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1987.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johanneskretscmer. Vol.1. São Paulo: Editora 34,1996.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

PONDÉ, Gloria Maria Fialho. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In:. KHÊDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infantojuvenil: um gênero polêmico.Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Poesia para crianças. In: ROSING, Tania M. K. e BURLAMAQUE, Fabiane.De casa e de fora, de antes e de agora: estudos de literatura infantil e juvenil. Passo Fundo, 2010.

SOUZA, Renata Junqueira. Poesia e estratégias de leitura na educação infantil.In: DEBUS, Eliane; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos e BORTOLOTTO, Nelita (orgs.). Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande-PB:EDUFCG, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram