PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESENHA

Rosivaldo Gomes

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa com a produção do gênero textual resenha nas práticas do letramento escolar, tendo por base a abordagem de análise descritiva e interpretativa de gêneros textuais na vertente sociorretórica. Discute as contribuições da proposta metodológica de consciência crítica de gênero desenvolvida por Devitt (2009) para o trabalho com a produção textual. O estudo configura-se como qualitativo-interpretativista, sendo uma pesquisa-ação que contou com a utilização de um Modelo de Consciência Crítica de Gênero, elaborado com base no método desenvolvido por Devitt (2004; 2009). Os resultados gerados a partir da análise quantitativa e qualitativa das resenhas produzidas pelos participantes da pesquisa mostram que o ensino de gêneros, mediado pelo modelo de consciência crítica e embasado na abordagem sociorretórica de gêneros, se apresenta como uma metodologia produtiva e que pode contribuir para os processos tanto de leitura quanto de produção textual no contexto das práticas do letramento escolar.

Palavras-chave


Produção escrita. Modelo de consciência crítica. Resenha.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.

BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. Tradução Judith Chambliss HoffnageL. São Paulo: Cortez, 2005.

BAZERMAN, C. Gêneros, Agência e Escrita. Tradução Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss HoffnageL.2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

BEZERRA, B. G. A. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Org.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DEVITT, A. Teaching Critical Genre Awareness. In: BAZERMAN, C; BONINI, A; FIGUEIREDO, D. (Orgs.). Genre in a Changing World. The WAC Clearinghouse. Fort Collins, 2009.

DEVITT, A. Writing genres. Southern Illinois University, USA, 2004.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das letras, 2004a. p. 41-70.

HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta socioretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 108-129.

KARWOSKI, A.M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K.S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram