LEITURA EXPANDIDA: A LITERATURA COMO PONTE EM AÇÕES REALIZADAS EM ÁREAS E SITUAÇÕES PERIFÉRICAS

Bianca Magela Melo

Resumo


O artigo busca compreender a concepção de leitura desdobrada segundo a compreensão e prática de oito experiências fomentadoras de comunidades leitoras em diferentes locais do Brasil: MG, SP, RS, PB e DF. São todas iniciativas extraescolares previamente agraciadas com o prêmio Vivaleitura, outorgado até 2016 pelo governo federal. Para estimular a leitura de literatura junto a públicos não familiarizados com esta, os/as gestores/as dos projetos pesquisados se vinculam a objetivos que levam em conta aspectos sociais e de fortalecimento da subjetividade das pessoas atendidas. As práticas observadas serão associadas a conceitos de leitura literária (PAULINO, COSSON) e aos temas do direito à literatura (CÂNDIDO, MONTES) e da mediação de leitura (PETIT).

Palavras-chave


Leitura. Comunidade leitora. Letramento literário. Direito à literatura. Mediação de leitura.

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Referências


CÂNDIDO, A. “O direito à literatura”. In Vários escritos. CANDIDO, A. 6.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017, p. 169-191.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2.ed. Brasília: Ed. UNB, 1998. Trad. Mary Del Priore.

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PAULINO, M. Algumas especificidades da leitura literária. In PAIVA, A. et al (orgs). Leituras literárias: discursos transitivos. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale/Fae/UFMG, 2008, p. 55-68.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. Edição on line disponível . Consulta em 01/04/2021.

Páginas eletrônicas

Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em . Consulta em 18/03/2021 [Site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas]




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i3.2220

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