EM DIAS DE CHUVA TAMBÉM – POESIA EM GUARDA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL I

Ivane Laurete Perotti

Resumo


Resumo: Este é um relato de experiência envolvendo o gênero textual poema, na Educação Básica Pública, Fundamental I – Escola Integrada, MG. Articulamos uma reflexão sobre  o papel da poesia na primeira infância, sob os olhares fundantes de Candido (2004), que referenda a literatura como  uma necessidade essencial do ser humano, o direito a ela,  e o seu poder transformador; de Todorov (2009), Cosson (2014), Bordini (1986,1989), e Zilberman (1988) quanto à importância da leitura literária dentro ou fora da escola; e os estudos sobre o gênero poema na infância, desenvolvidos por Pondé (1986), Lajolo (1993), entre outros pesquisadores da leitura literária.

 

Palavras-chave: literatura; leitura literária; poesia na infância.

Abstract: This is an experience report involving the poem textual genre, in Public Basic Education, Fundamental I – Escola Integrada, MG. We articulate a reflection on the role of poetry in early childhood, under the founding views of Candido (2004), who endorses literature as an essential human need, the right to it, and its transforming power; Todorov (2009), Cosson (2014), Bordini (1986,1989), and Zilberman (1988) regarding the importance of literary reading inside or outside school; and studies on the poem genre in childhood, developed by Pondé (1986), Lajolo (1993), among other literary reading researchers.

 

Keywords: literature; literary reading; poetry in childhood.

 

 

                                                                                                                   

 


Palavras-chave


literatura; leitura literária; poesia na infância

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 1989.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,2000.

BORDINI, M.G. Poesia Infantil. São Paulo: Ática,1986.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos.3. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

COMPAGNON, A. O demônio da Teoria – Literatura e senso comum. UFMG: Belo Horizonte, 2001.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto,2014.

JAUSS, H. R. A Estética da Recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

ORLANDI, E.P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

PONDÉ, G. M. F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. In: KHÈDE, S. S (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

PONDÉ, G.M.F. Poesia para crianças: a mágica da eterna infância. Tigre Albino. V.2, nº2, març. 2009.

QUINTANA, M. Nariz de vidro. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.

TODOROV, T. A Literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

ZILBERMAN, R. O lugar do leitor na produção e recepção da literatura infantil. In: KHÈDE, S.S. (Org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

______________; BORDINI, Maria da Glória (Coord.). Guia de leitura para alunos de 1º. e 2º. graus. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989.

______________. A literatura infantil da escola.11ª ed. São Paulo: Global, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<

 

Siga Rev Leia Escola nas redes sociais

   Instagram