A BNCC E OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este artigo objetiva realizar uma análise comparativa entre a realidade do ensino de língua portuguesa e o que propõe Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Linguagens e Tecnologias. A base teórica apresentada abarca temas caros ao ensino de língua portuguesa, como: leitura, escrita e gramática, numa perspectiva que considera o caráter processual e vivo da língua/linguagem. Quanto à metodologia, ela é de abordagem qualitativa e os dados são frutos da aplicação de um questionário a um professor de língua portuguesa da educação básica. O estudo desenvolvido mostrou uma distância entre as propostas da BNCC e a vinculação teórico-metodológica do professor entrevistado. Isso se dá pelo fato de o professor adequar suas práticas ao seu contexto de trabalho, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem. Assim, a BNCC desconsidera as limitações do ensino público brasileiro, corroborando para uma desarticulação entre ela e o fazer prático de professores de língua portuguesa.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2205
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