AS RELAÇÕES LEXICAIS COMO MECANISMO DE COERÊNCIA
Resumo
Neste trabalho, buscamos entender a relação entre coerência e léxico. Nossa hipótese foi a de que as relações lexicais são mecanismos de promoção da coerência, principalmente em redações de vestibulares, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois se trata de produções realizadas pelo público-alvo para os quais se visa produzir práticas pedagógicas. Para verificar a hipótese, inicialmente apresentamos o conceito de coerência para autores da linguística de texto e o conceito de relações lexicais dos autores da lexicologia. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa, a natureza é aplicada, com objetivo descritivo, e utilização da técnica documental. A investigação se materializa a partir da necessidade de práticas pedagógicas para trabalhar o léxico e, ao final, foi criada e apresentada uma ficha para trabalhar com as redes para produzir textos pelos estudantes e produzir textos motivadores de redação para os estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
AZEREDO, José Carlos de. A linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018.
BASÍLIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Socioterminologia: mais que um método de pesquisa, uma disciplina. Ciência da Informação, v. 24, n. 3, p. 14, 1995.
FROMM, Guilherme et al. Wordsmith Tools e Sketch Engine: um estudo analítico-comparativo para pesquisas científicas com uso de corpora/Wordsmith Tools and Sketch Engine: an analytical-comparative study for scientific research with corpora manipulation. Revista de Estudos da Linguagem, v. 28, n. 3, p. 1191-1248, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KOCH, Ingedore Grunfield Villaça; Luiz Carlos Travaglia. A coerência textual. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola, 2008.
POLGUÈRE, Alain. Lexicologia e semântica lexical: noções fundamentais. Tradução de Sabrina Pereira de Abreu. São Paulo: Contexto, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i2.2177
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<