PERCURSO HISTÓRICO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: DO SÉCULO XX AO XXI

Luciene Maria Patriota

Resumo


Partimos, neste artigo, das concepções de língua como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e interação e observamos o tratamento da variedade linguística nesses livros ao longo do séculos XX e XXI. Selecionamos quatro manuais didáticos: a Antologia Nacional, o Estudo Dirigido de Português, o Português: Linguagens e o Linguagens no Século XXI, abarcando o período de tempo estipulado acima.  Esses livros foram submetidos a uma análise descritiva e interpretativa e observarmos as atividades  envolvendo a questão da variação. Teoricamente,  desenvolvemos leituras no âmbito das variedades linguísticas na interface do ensino e, também, das concepções de língua, com nomes como: Oliveira (2010), Antunes (2003), Bagno (2007), Preti (2004), Bezerra (2002), Travaglia (2002), Soares (1996), entre outros. Os resultados mostraram que a questão da variedade linguística está presente em todos os períodos analisados, porém com ênfase distintas: ora vista como um uso a ser combatido, ora numa perspectiva de avanços e recuos.


Palavras-chave


Variedade Linguística. Livro Didático de Português. Concepção de Língua.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i1.2109

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