A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS (e suas habilitações) E O USO DA TECNOLOGIA EM NOVOS GÊNEROS TEXTUAIS

Luciane Marlova Fontanela Puehler, Alice Atsuko Matsuda

Resumo


O presente artigo investiga como o conteúdo voltado ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está contemplado na formação inicial do profissional de Letras (e suas habilitações), em suas grades curriculares, dos cursos presenciais de Universidades de Curitiba-PR. Para este intento, analisamos as grades curriculares dos cursos de Letras das faculdades: FAE, FAMA, USC, PUC-PR, UFPR, UNIANDRADE e UTFPR-CT. A finalidade desta investigação é verificar se o futuro profissional está recebendo a formação necessária para aplicar em sala de aula conhecimentos exigidos pelo modelo vigente, em que a tecnologia deve ser uma parceira. Pretende-se também verificar como a leitura de dois gêneros considerados contemporâneos, a Fanfiction e o Podcast, podem contribuir para a aprendizagem do conteúdo previsto para aulas de Literatura, no Ensino Médio. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e documental e os pressupostos teóricos se baseiam em Rüdiger (2009); Sodré (2002); Moraes (1997); Gallo (2003); Freitas (2009); entre outros.


Palavras-chave


Tecnologias digitais; Formação do professor; Currículo escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Área de Linguagens e suas tecnologias, Brasília: MEC, 2018.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas, na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

FREITAS, M. T. de A.. (Org.). Cibercultura e formação do professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FREITAS, R. A. M. da M. A crítica à modernidade, a educação e a didática. A contribuição de Boaventura de Sousa Santos. Campinas: Editora Alínea, 2010.

GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LINS, T.M.; BOSCARIOLI, C. A tecnologia nas licenciaturas em Letras Português/Inglês das Universidades Públicas Paranaenses: uma análise documental. Revista Alamedas. v.7, n. 1, 2019.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

PIMENTA, S. G. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan-mar. 2013.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHI, 2012.

RÜDIGER, F. As teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

SOUZA, L. da S. Câmara, N. S. A literatura contemporânea produzida na internet e no blog: características e marcas de autoria. Revista de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo. v. 9 – n. 2 – jul./dez. 2013.

VEEN, W. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i3.1926

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

 

 

                                               

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________