JOGOS, LETRAMENTOS E ÉTICA
Resumo
Esta não é uma forma convencional, tradicional de apresentar um número especial de uma revista acadêmica. Deveríamos iniciar tratando da temática do dossiê, neste caso Jogos, Letramentos e Ética. Isto para seguirmos uma tipificação já consagrada para tal gênero. No entanto, precisamos (e queremos) ressaltar que o volume entregue foi produzido em um período nada convencional para autores, organizadoras, entrevistados, equipe editorial, tradutora e vocês, leitores. Estamos vivenciando mudanças que impactaram (e ainda estão impactando) as nossas convicções e diretrizes não apenas teóricas ou metodológicas. O nosso dia a dia acadêmico e familiar se modifica com uma velocidade e rumos não planejados, mas acima de tudo: incontroláveis. Sim, é à COVID-19 que estamos nos referindo.
Não poderíamos deixar sem registro as dores físicas e as dores da alma que acompanharam (e ainda acompanham) os envolvidos na construção deste volume. Não temos conhecimento de todas elas, mas foram muitos os depoimentos em relação aos momentos de escrita dos capítulos, dos depoimentos, das leituras, das discussões da equipe editorial, das mensagens entre as organizadoras, embasados por tensões, por lágrimas. Neste jogo com o vírus, ganhar ainda não é, infelizmente, demonstração de superioridade humana, em nosso contexto, ou seja, não estamos ainda numa fase promissora em que “o êxito obtido passa prontamente do indivíduo para o grupo” (HUIZINGA, 2019, posição 1208). Não nos foram apresentadas as regras antes de começar o jogo... E principalmente não somos livres para não jogar!
Aqui registramos o nosso agradecimento aos que participam deste volume e nossa solidariedade a todos, autores, entrevistados, equipe editorial, e, em especial a você leitor, parceiro, a partir de agora, no jogo de ideias, de diálogosTexto completo:
PDFReferências
DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros na formação de uma aluna-docente. IN: FREITAS, E. BURLAMAQUE, F e RETTENMAIER, M. Leitura, literatura e linguagens. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, p. 93-113.
GEE, James Paul, Literacy and education, New York and London: Routledge.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Neurociências na Educação. Belo Horizonte: CEDIC, 2010.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens (Estudos). Editora Perspectiva S/A. Edição do Kindle.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1895
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<