ONLINE COLLABORATIVE WRITING IN ENGLISH AT THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: SOME QUANTITATIVE DATA ON STUDENT PARTICIPATION IN INTEGRATED SECONDARY EDUCATION
Resumo
Texto completo:
PDF (English)Referências
ALLEN, N. et al. What experienced collaborators say about collaborative writing. Iowa State Journal of Business and Technical Communication, [s.l.], v. 1, n. 2, p.70-90, set. 1987. SAGE Publications. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/105065198700100206.
AZZARI, E. F.; CUSTÓDIO, M. A. Fanfics, google docs... a produção colaborativa. In: ROXANE, R. (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 73-92.
BENTO, F. F. A escrita colaborativa no ambiente wiki: uma experiência de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Fortaleza, 2011. 221p. Dissertação (Curso de Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/franciclefortalezabento.pdf Acesso em: 19 jun. 2020.
BRAGA, D. B.; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas-SP, v. 36, n. 1, 6 jul. 2012, p. 61-79. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639314. Acesso em 21 jul. 2020.
CHO, H. Synchronous web-based collaborative writing: factors mediating interaction among second-language writers. Journal of Second Language Writing, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 37-51, jun. 2017. Elsevier BV. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2017.05.013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1060374317301741?via%3Dihub. Acesso em: 18 jun. 2020.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n.45, v. 2, p. 57-67, maio/agosto 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 18 jun. 2020.
DANTAS, S. G. M.; LIMA, S. de C. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Diálogo das Letras, v. 8, p. 157-176, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22297/dl.v8i3.4129. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/526. Acesso em: 20 jun. 2020.
FUNG, Y. M. The Nature and Dynamics of Collaborative Writing in a Malaysian Tertiary ESL setting. New Zealand, 2006. 264f. Tese (Curso de Doutorado em Filosofia em Linguística Aplicada,) - Massey University.
FUNG, Y. M. Collaborative Writing Features. Relc Journal, [s.l.], v. 41, n. 1, p.18-30, abr. 2010. DOI: 10.1177/0033688210362610. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249769114_Collaborative_Writing_Features#:~:text=The%20defining%20features%20are%20mutual,class%20to%20illustrate%20the%20features. Acesso em: 18 jun. 2020.
GODWIN-JONES, R. Emerging technologies web-writing 2.0: enabling, documenting, and assessing writing online. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 12, n. 2, p. 7-13, jun. 2008. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44138/1/12_02_emerging.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
GODWIN-JONES, R. Second language writing online: an update. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 22, n. 1, p.1-15, fev. 2018. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44574/1/22_01_godwin-jones.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
GUERRA, W. T.; LIMA, S. de C. An ESP Teaching Proposal for Oil and Gas Vocational Courses. International Journal of Language & Linguistics, v. 6, n. 4, p. 87-93, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.30845/ijll.v6n4p10. Disponível em: http://www.ijllnet.com/journals/Vol_6_No_4_December_2019/10.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
IFRNa. Projeto pedagógico do Curso técnico de nível médio em informática, na forma integrada e presencial. Natal: IFRN, 2012.
IFRNb. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal: IFRN Editora, 2012.
KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 16, n. 1, p. 91-109, fev. 2012. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/10125/44276/1/16_01_kesslerbikowskiboggs.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
LEANDRO, C. D.; WEISSHEIMER, J. Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical. RAÍDO (ONLINE), v. 11, n. 27, p. 323-337, jun. 2017. DOI: 10.30612/raido.v11i27.5658 Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5658. Acesso em: 18 jun. 2020.
LEANDRO, D. C.; WEISSHEIMER, J.; COOPER, J. S. Escrita colaborativa em inglês: produção online e presencial em contexto universitário. Hipertextus Revista Digital, [s.l.], v.10, n. 1, p. 1-18, jul. 2013; ISSN:1981-6081. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume10/04-Hipertextus-Vol10-Diego-Cesar-Lendro_Janaina-Weissheimer&Jennifer-Sarah-Cooper.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
LIMA, S. de C; ALVES, L. M. Relações entre tecnologias digitais e livro didático no ensino de espanhol: promovendo o letramento digital. Revista Leia Escola, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 170-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v19i1.1318. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1318. Acesso em: 20 jun. 2020.
LIMA, S. C.; LIMA, S. de C.; AMARAL, J. A. Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Horizontes, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875. Acesso em: 20 jun. 2020.
LOWRY, P.; CURTIS, A.; LOWRY, M. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative writing to improve interdisciplinar research and practice. Journal of Business Communication, Washington, v. 41, n. 1, p. 66-99, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021943603259363. Acesso em: 16 jun. 2020.
MENEZES, V. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 2-26, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v18i1. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1323. Acesso em: 24 jul. 2020.
PINTO, M. M. D. da S.; LIMA, S. de C. O ensino do relatório de aula prática na educação profissional: os efeitos de uma intervenção pedagógica na escrita de jovens e adultos. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista - BA, v. 11, n. 2, p. 245-266, jan. 2020. ISSN 2176-4182. https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5528. Acesso em: 20 jun. 2020.
REIS, A. R. S.; LIMA, S. de C. Uma proposta de ensino complementar para os multiletramentos na Educação Profissional. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 11, n. 26, p. 284-299, 2018. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1382. Acesso em: 20 jun. 2020.
RIBEIRO, A. E.; JESUS, L. M. de. Produção de fanfictions e escrita colaborativa: uma proposta de adaptação para a sala de aula. SCRIPTA, PUCMG, v. 23, n. 48, p. 93-108, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p93-108. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19761. Acesso em: 18 jun. 2020.
SILVA, G. M.; LIMA, S. C. O ensino-aprendizagem da entrevista de emprego em língua inglesa em curso técnico de nível médio. Revista Polyphonía, v. 30, n. 1, p. 56-67, 30 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60191. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/60191. Acesso em: 20 jun. 2020.
SMITH, B. L.; MACGREGOR, J. T. What is Collaborative Learning? In: GOODSELL, A. et al. Collaborative Learning: a sourcebook for Higher Education. [s.l.]: National Center on Postsecondary Teaching, Learning, and Assessment at Pennsylvania State University, 1992. p. 10-30. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED357705.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
SOARES, K. R. B.; LIMA, S. de C. O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado. LínguaTec, v. 4, n. 1, p. 158-170, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3462. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462. Acesso em: 20 jun. 2020.
STORCH, N. Collaborative writing: Product, process, and students’ reflections. Journal of Second Language Writing, [s.l.], v. 14, n. 3, p.153-173, set. 2005. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jslw.2005.05.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1060374305000172. Acesso em: 18 jun. 2020.
STROBL, C. Affordances of Web 2.0 Technologies for Collaborative Advanced Writing in a Foreign Language. Calico Journal, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 1-18, 31, jan. 2014. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/viewFile/22799/18823. Acesso em: 18 jun. 2020.
WANG, S.; VÁSQUEZ, C. Web 2.0 and second language learning: what does research tell us? Calico Journal, [s.l.], v. 29, n. 3, p. 412-430, ago. 2012. Disponível em: https://journals.equinoxpub.com/CALICO/article/view/23718. Acesso em: 16 jun. 2020.
YEH, H. Exploring how collaborative dialogues facilitate synchronous collaborative writing. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 18, n. 1, p. 23-37, fev. 2014. Disponível em: https://www.lltjournal.org//item/2834. Acesso em: 28 maio 2018.
YIM, S. et al. Synchronous writing in the classroom: undergraduates’ collaborative practices and their impact on text quality, quantity, and style. In: ACM Conference, Portland-OR, p. 1-12, mar. 2017. Trabalho apresentado no 20th ACM Conference on CSCW. DOI: 10.1145/2998181.2998356. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313738684_Synchronous_Collaborative_Writing_in_the_Classroom_Undergraduates'_Collaboration_Practices_and_their_Impact_on_Writing_Style_Quality_and_Quantity. Acesso em: 16 jun. 2020.
YIM, S.; WARSCHAUER, M. Web-based collaborative writing in L2 contexts: methodological insights from text mining. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 21, n. 1, p. 146-165, fev. 2017. Disponível em: https://www.lltjournal.org//item/2989. Acesso em: 28 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1876
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<