EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO NO IFPB

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Henrique Miguel de Lima Silva

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar resultados advindos de experiências de intervenção didática voltadas ao letramento literário e de como esta prática contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, atividade fundamental ao desenvolvimento integral dos alunos dos cursos integrados do IFPB. Surge da necessidade de ressignificar o ensino de leitura e escrita na modalidade integrada à formação profissional, por entender que o perfil desse aluno requer um ensino de língua que transcenda a percepção instrumental. Para tal, é descrito o percurso trilhado durante a prática de intervenção, fundamentada na intersecção de contribuições teóricas das áreas de leitura, numa visão interativa, de letramento literário e no Método Recepcional de Ensino de Literatura. Organizado em seções que contemplam, concomitantemente, a revisão de literatura e a descrição do percurso trilhando durante a atividade interventiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, de intervenção, desenvolvida no IFPB –Cajazeiras.


Palavras-chave


Ensino. Leitura. Escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada. São Paulo: Parábola, 2014.

ANTUNES, I; PALOMANES, R. [orgs]. Ensino de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2016

BRASIL. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 16/10/2017.

BRASIL. PPP do Curso de Edificações Integrado. IFPB, 2006. Disponível em: http://editor.ifpb.edu.br/campi/campi/cajazeiras. Acesso em 15/05/2020.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 4.ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2011.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes Editores, 2011.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SOUZA, Ana Lúcia Silva; CORTI, Ana Paula; MENDONÇA, Márcia. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOUSA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP, 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143. Acesso em 15/09/2016.

STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, [New York], v. 5, n. 2, p. 77-91, Columbia University, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2007.

UCHÔA, Sayonara Abrantes de Oliveira; CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira (Org.). Contos para rir, assustar-se e ser feliz. Cajazeiras – PB: IDEIA - Inst. de Desen. Educ. Interd. e Aprendizagem, 2019. 140p.

ZAPPONE, M. H. Teoria Literária: Abordagens Históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1843

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas

                                                   

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A  Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _< __________________________________________________