ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA DE LETRAS NO IFES: DESAFIOS, DEBATES E PROPOSTAS NA FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
A proposta desse artigo é dar visibilidade às ações oferecidas para a formação inicial do docente em Curso de Licenciatura em Letras dentro dos Institutos Federais, avanços durante sua formação e possíveis propostas de ação para a melhoria de se fazer uma educação mais coletiva, participativa e de qualidade, em um espaço consagrado em formar técnicos e bacharéis de outras áreas que não sejam das humanas. Os procedimentos metodológicos se basearam em rodas de conversas e relatórios que ocorreram de forma sistematizada durante o desenvolvimento da disciplina curricular de Estágio Supervisionado. Como abordagem teórica utilizamos os estudos realizados por Pimenta (2015), Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006) e Rodrigues (2015). Os resultados alcançados foram pertinentes para a nossa reflexão sobre o ensino-aprendizagem da língua materna e a formação inicial docente. Faz-se necessário darmos voz àqueles(as) que se tornarão futuros docentes do curso de Letras-Português de um Instituto Federal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Brasília: Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31/05/2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão textual como trabalho criativo. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 11. 2011.
MELO, Ana Valéria Borges de Carvalho; GUEDES, Neide Cavalcante. O Estágio Supervisionado nas licenciaturas do IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 4, p. 434 - 463, Out/Dez 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Conselho Superior. Resolução Nº 58 de 17 de dezembro de 2018. Aprova a regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do Ifes.
PEREIRA, Selma Lúcia de Assis Pereira. PAEBES: modos, formas e diálogos a partir dos usos dos resultados em Língua Portuguesa da avaliação externa estadual no município de Cariacica-ES. Dissertação (Linha de Pesquisa: Linguagem e Educação), UFES, 2015.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RODRIGUES, Maria A. Nery. Estágio Supervisionado e a formação de professor: uma reflexão sobre integração teoria e prática. #Tear Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.4, n.2, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1839
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<