O PROJETO DE CURSO EM DEBATE A PARTIR DE FALAS DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Resumo
Neste artigo refletimos sobre os cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol nos Institutos Federais como uma política de expansão do ensino superior brasileiro (OTRANTO, 2013; SILVA JÚNIOR, 2016). Para isso, empregamos o grupo de discussão como estratégia metodológica para pensar o projeto de curso do Instituto Federal de Brasília (IFB), tomado como recorte. Demos voz aos sujeitos e analisamos suas falas para levantar imagens de docência predominantes em suas concepções de trabalho. Definimos o grupo de discussão (ARANTES; DEUSDARÁ, 2017; GATTI, 2012) como importante procedimento e instrumento de geração de dados sobre formação de professores, tornando os participantes peças fundamentais do processo histórico de implantação e continuidade do curso em pauta. Os dados gerados revelam sentidos construídos para a inserção dessa Licenciatura no IFB, a contratação de professores formadores, a pouca experiência dos docentes no ensino superior e concepções de trabalho com a língua no projeto de curso.
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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1829
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