O QUE PODE ESTA LÍNGUA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS SUPERIORES DO IFSP

Valmir Luis Saldanha da Silva

Resumo


O presente artigo tem a função de apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre a relevância ou irrelevância do ensino de língua portuguesa do ponto de vista de estudantes universitários do IFSP de cursos cujo foco não é o dos estudos linguísticos. Para isso, enviamos por e-mail quatro questões abertas sobre este tema para discentes de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Matemática e Pedagogia, do câmpus Campos do Jordão. Após análise qualitativa das respostas, concluímos defendendo a importância de se dar atenção às necessidades dos discentes e apontando para os desafios da docência na educação profissional.


Palavras-chave


Educação profissional. Ensino de língua portuguesa. Análise Qualitativa. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Matemática. Pedagogia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1825

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