LEITURA DOS ESTEREÓTIPOS DA MULHER NEGRA BRASILEIRA EM “VIAJE AL OTRO BRASIL”
Resumo
Este artigo expõe uma análise do relato Viaje al otro Brasil, publicado em 2002 pelo espanhol Javier Nart. Nessa obra, o viajante apresenta uma visão (ou revisão) do Brasil a partir do seu deslocamento por parte do centro-oeste, norte e nordeste. Intencionamos trabalhar especificamente com a imagem que esse estrangeiro constrói da mulher negra brasileira, tendo em vista que na maioria das vezes ela é representada como objeto digno de apreciação e deleite. Diante dessa problemática, discutiremos qual é o papel dos estereótipos na produção dos preconceitos e na manutenção do poder hegemônico. Para tanto, trabalhamos, fundamentalmente, com a contribuição de Souza (2004) na questão da formação da imagem, a construção do discurso imperial pelos pressupostos de Said (2007) e Pratt (1999), a teoria dos estereótipos desenvolvida por Bhabha (1991) e também com as divisões sociais que geram discriminação com base em Ahmad (2002), Bonnici 2007) e van Dijk (2008).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AHMAD, A. Linhagens do presente. São Paulo: Boitempo, 2002.
BHABHA, H. A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. In: Pós-modernismo e política, Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
BONNICI, T. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá: Eduem 2005.
BONNICI, T. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem 2007.
CARRIZO RUEDA, S. A. Construcción y recepción de fragmentos de mundo. In: CARRIZO RUEDA, S. A. (ed.) Escrituras del viaje. Buenos Aires: Biblos, 2008.
CORDEIRO, L. H. dos S. Representações de identidade e resistência pós-colonial em A Resposta (2015) de Kathryn Stockett. 2017. 153f.. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
MUNHOZ, R. F. O viajante e sua bagagem: imagens do Brasil e dos brasileiros (re)produzidas por dois espanhóis no início do novo milênio. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
PRATT, M. L. Os olhos do império. Bauru: USC, 1999.
SAID, E. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SILVA, P. V. B. da; ROSEMBERG, F. Brasil: Lugares de Negros e Brancos na Mídia. In: VAN DIJK, T. A. (org.). Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2012.
SOUZA, C. H. M. R. de. Do cá e do lá: introdução à imagologia. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
VAN DIJK, T. A. (org.). Racismo e discursos na América Latina. Ed. Contexto-Unesco-Brasil, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1819
Apontamentos
- Não há apontamentos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola consta nos seguintes indexadores, bancos de dados e bibliotecas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Leia Escola está licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... _______________________ _<