LETRAMENTOS DIGITAIS EM PLANOS DE AULA DO PORTAL NOVA ESCOLA

Isabel Cristina da Silva Carneiro, Williany Miranda da Silva

Resumo


A cultura digital tem sido solicitada em várias instâncias da instituição escolar, tais como, o uso de material didático, aplicativos e plataformas educativas dentre outras. Nesse sentido, este trabalho investiga as práticas letradas digitais de dois docentes, uma pedagoga e um professor de matemática, na regência de aulas com base nesse saber exigido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de entrevista semiestruturada e observação in loco de suas práticas, tomando por base a aplicação de planos de aula do portal Nova Escola. Os dados revelaram que o uso de aparatos tecnológicos para a ministração das aulas (datashow, computador e caixa de som) não é condição suficiente para o bem-sucedido planejamento e realização das aulas, revelando-se a necessidade de reflexão sobre a mediação tecnológica necessária para o efetivo exercício da docência, com uso significativo do letramento digital, para além de uma ferramenta.

 


Palavras-chave


Letramentos digitais; Planos de aula; Portal Nova Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1799

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