LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO IFPR CAMPUS JACAREZINHO: LETRAMENTO CRÍTICO PARA A CIDADANIA

David José de Andrade Silva

Resumo


O ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) no contexto da educação formal dependem da orientação institucional e concepção de língua, logo, podem estar mais ou menos alinhados com os interesses do público que atende, principalmente quando ofertado pela rede pública. Nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o compromisso com a sociedade e o desenvolvimento regional é a justificativa de sua criação, pois sua atuação é como um agente inserido nas políticas públicas. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a Unidade Curricular “Leitura e Interpretação de Texto” ofertada no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e como ocorre o trabalho com LP, tendo como abordagem predominante o letramento crítico. Para tal, serão discutidos o currículo da instituição em foco, o ensino de línguas e o planejamento proposto.

Palavras-chave


interpretação de texto; IFPR Campus Jacarezinho; letramento crítico

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1798

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