O JOGO DE TABULEIRO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA E DO ENSINO POR COMPETÊNCIA
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência de implementação do jogo de tabuleiro em dois componentes curriculares de sintaxe, no Curso de Letras. Teoricamente fundamentados pela Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1992; 1996) e pela proposta de ensino por competência (ALLAL, 2004), apresentamos as metodologias ativas (FILATRO, CAVALCANTI, 2018) e, em específico, o jogo de tabuleiro como uma alternativa de desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, no contexto de uma sequência de atividades. Norteados por uma filosofia de educação que se pretende libertadora, os resultados da experiência apontam para a possibilidade de sistematização dos objetos de aprendizagem do domínio cognitivo; a construção dialética ‘teoria-prática’ e ‘professor-aluno no contexto da sequência de atividades; o potencial exploratório das competências e habilidades cognitivas e socioemocionais; o favorecimento da autonomia do aluno.
Palavras-chave: jogo de tabuleiro. metodologias ativas. ensino superior.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1796
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