LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM CHARGES MEDIADAS PELO WHATSAPP NO ENSINO FUNDAMENTAL

Benedito Bezerra, Edivania Helena Nunes, Maria Ladjane dos Santos Pereira

Resumo


O intenso uso de aplicativos digitais por jovens e adolescentes levantam a pergunta por sua potencialidade em promover o ensino de leitura em aulas de Língua Portuguesa. O WhatsApp, particularmente, se destaca por ser um recurso a que a maioria dos estudantes, em diferentes níveis de ensino, tem acesso e usa cotidianamente. Assim, nesta pesquisa, enfocamos a leitura de charges em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar em que aspectos o trabalho com o gênero, veiculado pelo WhatsApp, poderia contribuir para o ensino da leitura. Os resultados mostraram avanços na leitura dos educandos, em suas práticas de multiletramentos, no desenvolvimento do senso crítico e no uso de diferentes formas de linguagem requeridas pelo ambiente digital.

Palavras-chave


Charge. Gênero. Leitura. WhatsApp.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i2.1795

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