JOGOS DIGITAIS DE ALFABETIZAÇÃO: UM PANORAMA PEDAGÓGICO DE ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS

Chris Royes Schardosim, Thiago Ribeiro Alves

Resumo


Este artigo realiza, a partir do recorte da pesquisa de Mestrado, um levantamento de algumas produções acadêmicas brasileiras que abordam a temática dos jogos digitais de alfabetização buscando problematizar as teorias de aprendizagem aplicadas ou não na elaboração desses jogos. Os jogos analisados neste artigo demonstram a necessidade de uma intervenção interdisciplinar (FAZENDA, 2008) na produção, desenvolvimento e aplicação desse tipo de ferramenta, em especial no campo da alfabetização. Em alguns casos, as produções acadêmicas analisadas, embora apresentem avanços significativos, ainda carecem de maior debate, problematização e embasamento sobre as teorias pedagógicas e os processos educativos envolvidos nos jogos digitais de alfabetização.

Palavras-chave


Alfabetização. Jogos Digitais. Processos Educativos. Recursos tecnológicos na aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1654

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