AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DE LITERATURA: UMA ANÁLISE

Fabíola Ribeiro Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos

Resumo


O artigo apresenta e discute as diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o ensino de literatura. Para isso, reflete sobre as contribuições da leitura literária na formação de adolescentes e jovens à luz da concepção de trabalho educativo postulada pela Pedagogia Histórico-crítica, apresenta as recomendações do documento e analisa cada uma das habilidades descritas para a área. Conclui que a oferta de literatura no Ensino Médio brasileiro, tal como consolidada pela prática e como estabelecida na Base, não contribui para o desenvolvimento do trabalho educativo, nos termos propostos pela Pedagogia Histórico-crítica.


Palavras-chave


Leitura literária. Ensino Médio. BNCC. Pedagogia Histórico-crítica

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i3.1540

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