ADAPTAÇÃO DE CONTO DE FADAS PARA O CINEMA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA DE A BELA ADORMECIDA E MALEFICENT

Deisi Luzia Zanatta

Resumo


Os contos de fadas marcaram fortemente a infância de muitas crianças. Nos dias atuais, algumas adaptações dessas histórias apresentam uma nova roupagem para tais narrativas. Este artigo tem por objetivo discutir o conto de fadas A bela adormecida e o filme Maleficent e apresentar uma estratégia de leitura de ambas as narrativas para a formação de leitores na Educação Básica. Para tal, buscamos auxílio teórico em Diana e Mário Corso (2005, 2014), Wolfgang Iser (1999), Bruno Bettelheim (1980), Peter Hunt (2010) e Jorge Larossa (2003). Este estudo evidenciou que o desenvolvimento de ações metodológicas de leitura que possibilitam o trabalho com histórias clássicas e suas adaptações contemporâneas como o conto A Bela Adormecida e Maleficent se faz relevante para auxiliar os sujeitos na compreensão de si e do mundo e, principalmente, a partir disso, tornarem-se cidadãos críticos.

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Referências


BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v19i2.1492

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